CINELATINO RECOMENDA
FILMES PARA ASSISTIR EM CASA
parte ii
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO
EM NOSSOS CANAIS
NOVEMBRO
CINEMA NEGRO / AFROFUTURISMO / POVOS ORIGINÁRIOS
Megg - A margem que migra para o Centro
Direção: Larissa Moreira, Eduardo Sanches
Brasil, 2018
Megg Rayara derrubou barreiras para chegar onde chegou. Para ela, seu diploma é um marco importante de uma luta não só pessoal mas, sim, coletiva. Pela primeira vez no Brasil, uma travesti negra conquista o título de Doutora. É a margem que migra para o centro, levando toda sua história consigo.
Yabás
Direção: Laís Lima
Brasil, 219
O filme aborda o papel feminino dentro do Bembé do Mercado. O Bembé do Mercado é uma manifestação religiosa de matriz africana, secular, que acontece todo mês de maio na cidade de Santo Amaro desde 1889 em celebração a Orixá Yemanjá. O curta foi resultado da finalização do curso de Pós-Graduação em Cidadania e Ambientes Culturais (Cecult-UFRB) de Laís em 2020.
Disponível até 30 de novembro de 2021.
Fouyé Zétwal
Direção: Wally Fall
Brasil, Guadeloupe, França
A jornada em direção ao pai leva uma mulher a uma reflexão vigorosa e urgente sobre a vida. Cada passo se manifesta como um ato político de memória questionando o que significa a história de Guadalupe. Da intensa fruição desta poesia fílmica surge o convite descolonial a transformar a realidade viva para sonhar com um futuro ligado à própria natureza.
Disponível até 16 de dezembro de 2021.
Peau de Chagrin
Direção: Baloji
República do Congo, Bélgica, 2018
"Meu amor, podemos combinar o fútil com o agradável antes de ser reduzido a uma pele de tristeza?"
Disponível até 12 de dezembro de 2021.
Koshi Ainbobo
Direção: Giovana García Soto, Flor Llenena
Peru, 2020
Koshi Ainbobo que en la lengua Shipibo Konibo significa Mujeres Valientes, es un documental que narra cómo dos mujeres provenientes de los pueblos originarios de la amazonia, deben enfrentar la normalización de la violencia sexual y maternar mientras siguen estudiando para alcanzar sus sueños de ser profesionales.
Disponível até 30 de novembro de 2021.
Jakawisa
Direção: Delia Yujra Chura
Bolívia, 2020
Tres generaciones de mujeres aimaras, hablantes del lago Titicaca en Bolivia, trabajan la tierra, siguiendo una larga tradición familiar. La textura de manos y pies así como la del material fílmico, protagonizan esta propuesta, reflejando la mirada personal e íntima de la directora hacia su familia y su cultura.
Disponível até 30 de novembro de 2021.
OUTUBRO - FESTIVAIS
Ana. Sem Título
Direção: Lucia Murta
Brasil, 2020
Stela, uma jovem atriz brasileira, decide fazer um trabalho sobre as cartas trocadas entre artistas plásticas latino-americanas nos anos 70 e 80. Em meio à investigação, descobre a existência de Ana, uma jovem brasileira que fez parte desse mundo, mas desapareceu.
Disponível no dia 16 de outubro de 2021.
Chakero
Direção: Alejandro Ángel Torres
Colômbia, 2020
Em San Basilio de Palenque (Colômbia), o avô Florentino está gravemente doente e piorou, seu neto Keyner deve dizer a seus tios que vivem em Mahates, outra cidade da região, para vir vê-lo antes que seja tarde demais.
Disponível até 11 de outubro de 2021.
Emidoinã
Direção: André Abujamra
Brasil, 2021
O fogo se revoltou contra o planeta e agora ameaça a vida. Deuses, lava, guerras e a morte consomem tudo em seus caminhos, mas não podem “matar o que não morre”. Iskandar, uma criatura inflexível, é dotado de esperança e obstinação para atravessar o tempo e buscar algo que se perdera. Nem mesmo as forças obscuras o impedirá de encontrar e devolver à humanidade o que não pode ser vencido, o amor.
Disponível até 16 de outubro de 2021.
Vital Elemento
Direção: Josué Elías Sánchez Alva
Peru, 2020
Uma mãe tenta levar uma vida normal com seus filhos, mas é limitada pela escassez de água e pelo que ela deve pagar para acessá-la. Os camponeses de um povoado do norte do Peru estão na mesma situação e sofrem para obter este elemento vital para suas terras.
Disponível até 21 de outubro de 2021.
Voltei!
Direção: Glenda Nicácio, Ary Rosa
Brasil, 2021
Brasil, 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.
Disponível até 17 de outubro de 2021.
agosto – curtas
Aká
Direção: Adolfo Fierro, Juan González
México, 2020
Adolfo, um jovem rarámuri, nos conta, através de suas imagens, a necessidade de documentar tudo ao seu redor, percebendo como sua comunidade foi desaparecendo. Sem saber, ele se tornou o primeiro cinegrafista de sua cidade.
Disponível até 9 de setembro de 2021.
Lagoa Negra
Direção: Felipe Esparza
Peru, 2020
Para seus fiéis habitantes, as montanhas do Peru são um espaço sagrado e cheio de mistérios. A natureza está no centro de tudo, da vegetação à lama cintilante, dos ventos cortantes à névoa silenciosa. No meio deles, um curandeiro avisa para não se deixarem distrair com coisas inúteis.
Disponível até 9 de setembro de 2021.
Mundo
Direção: Ana Edwards
Chile, 2020
Mundo observa como a paisagem é remodelada por meio de noções evangélicas após a conversão de Matilde, uma senhora aimará idosa. O outrora reverenciado mundo natural foi rebaixado em seu status; agora, é considerado um lugar ameaçador dominado pelo diabo.
Disponível até 10 de setembro de 2021.
O Submundo de Rogelio
Direção: Álvaro Muñoz Sánchez
Colômbia, 2019
Mineiros indígenas desafiam o pacto que tirou centenas de vidas na mina El Vinagre: aquele que os primeiros donos fizeram com o diabo em troca de toneladas de enxofre que foram exportadas como insumos para explosivos durante a Segunda Guerra Mundial.
Disponível até 5 de setembro de 2021.
Twakana Yagán
Direção: Rodrigo Tenuta, Ignacio Leonidas
Argentina, 2020
Catalina Yagan, 89, lembra a música de seu avô Asenewensis. Seus filhos Victor e Roberto Vargas embarcam em uma viagem a cavalo a partir da reserva indígena que ocupam atualmente, cruzando as margens do canal Onashaga em busca de seu reflexo ancestral.
Disponível até 3 de setembro de 2021.
junho-ESPECIAL MEIO AMBIENTE
em parceria com o
Amazônia 4.0
Direção: GRAPE ESG
2021
Mostra-se que a Amazônia esta muito perto do ponto de inflexão do desaparecimento, mas também que existem soluções e precisamos buscar um futuro sustentável para a Amazônia. Uma Amazônia sustentável.
Entremarés
Direção: Anna Andrade
Brasil, 2020
Conta a história de mulheres que compartilham vínculos e vivências entre si e com as marés, construindo novas relações socioambientais.
Vozes da Floresta
Direção: Thiago Mendonça
Brasil, 2020
Ailton Krenak nesta entrevista fala sobre a ideia da Aliança para os dias de hoje, o que é ser índio no Brasil, a ideia de resgate e identidade, a importância da memória, o modo de gestão territorial indígena, a relação dos movimentos sociais com a política institucional e as contradições e desafios que o atual momento histórico coloca a todos os brasileiros.
Estado Salmonero
Direção: Daniel Casado
Chile, 2019
Em um país conhecido pela extração maciça de seus recursos, a salmonicultura é hoje a segunda maior indústria do Chile. Com baixa regulamentação e um rastro de destruição por trás disso, as maiores empresas de salmão estão se expandindo através da região intocada de Magallanes e Tierra del Fuego.
Bajo la niebla
Direção: Iván Rodríguez, Álvaro Avendaño
Colômbia, 2019
Cinco moradores de Cajamarca viajam para visitar uma paisagem que está a ponto de desaparecer devido à exploração de ouro.
MAIO
El Pacto de Adriana
Direção: Lissette Orozco
Chile, 2017
O documentário é construído a partir da micro-história da diretora Lissette Orozco e de sua família, principalmente sua tia Adriana que foi uma integrante do governo ditatorial de Augusto Pinochet.
Disponível até 31 de agosto de 2021.
Los colores de la montaña
Direção: Carlos César Arbeláez Álvarez
Colômbia, 2011
Aborda o cotidiano de crianças que vivem em uma região montanhosa da Colômbia e a violência bélica praticada pelo Estado nesta região.
Disponível até 15 de dezembro de 2022.
Nosotras también estuvimos
Direção: Federico Strifezzo
Argentina, 2021
O documentário conta as histórias de três enfermeiras que cuidaram de soldados argentinos feridos na Guerra das Malvinas.
Disponível até maio de 2021.
Pajeú
Direção: Pedro Diógenes
Brasil, 2020
O filme apresenta a história do Riacho Pajeú a partir de sonhos que a personagem Maristela vem tendo com uma criatura que emerge de suas águas. Maristela passa a pesquisar sobre o riacho e pessoas começam a desaparecer.
Disponível até 28 de maio de 2021.
Ya no basta con marchar
Direção: Hernán Saavedra
Chile, 2018
O documentário mostra mudanças nas formas de protestos no Chile, em 2011, e quem conduziu tais transformações.
Disponível até junho de 2021.
FEVEREIRO
Claudia tocada por la luna
Direção: Francisco Aguilar
Chile, 2018
Claudia, uma matrona trans chilena, relata os momentos mais complexos e difíceis que teve que enfrentar para viver sua identidade. Sua história, sua luta e as constantes agressões que experimentou por uma sociedade que ainda exclui aquelas/es que considera diferentes.
Disponível até junho de 2021.
La tonada del viento
Direção: Yvette Paz Soldán
Bolívia, 2019
Panchito é uma criança camponesa que acaba em um orfanato depois de se perder em El Alto, na Bolívia. Durante o horário escolar cívico, encontra Pedro, um menino chileno que perdeu seus pais em Antofagasta, no Chile. Os dois se juntam em uma jornada para chegar ao mar que transcorre entre o altiplano árido, com o assovio do vento terroso, e o vento vigoroso das ondas oceânicas.
Disponível até 9 de agosto de 2021.
Retablo
Direção: Álvaro Delgado-Aparicio
Peru, Dinamarca, Noruega, 2017
No alto das remotas montanhas do Peru, Segundo, um garoto de 14 anos, está se preparando para seguir os passos profissionais do pai, como artesão. O menino reverencia o ofício, mas se depara com um chocante segredo do pai, que acaba por revelar a paisagem profundamente religiosa e conservadora que o cerca.
Disponível até 20 de fevereiro de 2021.
Tiempo Perdido
Direção: Francisco Novick, Natalio Pagés
Argentina 2019
Um acadêmico argentino que mora no exterior retorna a Buenos Aires para se reencontrar com um antigo professor do ensino médio, seu modelo na vida. No entanto, sua viagem tomará um curso inesperado.
Disponível até março de 2021.
Vaga Carne
Direção: Grace Passô, Ricardo Alves Jr.
Brasil, 2019
Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.
Disponível até junho de 2021.